Jardim de Infância

Caracterização Faixa Etária do Jardim de Infância (3 aos 5 anos)

As crianças de idades pré-escolares (3 aos 5 anos) situam-se numa fase muito importante do seu desenvolvimento, pois passam do nível sensório-motor, onde tudo está centrado no seu próprio corpo e na sua acção, para um nível de desenvolvimento mais elevado, o nível pré-operacional, no qual começam a ter capacidade para representar mentalmente as pessoas e as coisas que fazem parte do seu meio envolvente.

Estas crianças começam a despertar para novas descobertas e aprendizagens, a coordenar melhor a sua motricidade, a conseguir exercer um melhor controlo sobre as suas ações e um domínio mais amplo na linguagem que utilizam.

Uma criança que se sinta segura na relação com os seus pais torna-se cada vez mais independente, e se for estimulada, com grande facilidade começa a criar relações afetivas exteriores à família.

Apesar de ainda sentirem alguma dificuldade na resolução de conflitos e no controlo de alguns impulsos (onde resultam algumas birras, choros ou amuos) é possível observar nas crianças destas idades atitudes altruístas e ver surgir amizades bonitas com outras crianças e adultos.

A vida no Jardim de Infância intensifica estas experiências. Há um investimento por parte da criança na curiosidade e no desejo de aprender questionando, associando, relacionando quase tudo o que se passa à sua volta.

Esta atitude exploratória caracterizada por curiosidade e abertura ao mundo envolvente ajuda-a a estar mais apta e disposta para produzir ideias mais originais e flexíveis na resposta a dar aos problemas que vão surgindo.

Acreditamos que com crianças tão pequenas, as abordagens não podem ser feitas de uma forma segmentada, por isso apontamos objetivos que promovam atividades que assumam um carácter transversal, fazendo sempre questão de inter-relacionar a componente lúdica com a componente didática, e muito particularmente, no caso do nosso Colégio, com o ensino da Língua Inglesa.

Assim, temos como principais objetivos para o Jardim-de-Infância:

• Privilegiar momentos de socialização que permitam o reconhecimento de si próprio e dos outros;
  • Criar oportunidades para que a criança possa comunicar e exprimir-se verbalmente;
  • Promover uma multiplicidade e variedade de experiências que favoreçam o gosto pela descoberta e curiosidade de saber mais;
  • Desenvolver actividades variadas que estimulem a imaginação e criatividade das crianças;
  • Incentivar a autonomia e o prazer de “saber-fazer” sozinha;
  • Reforçar as competências pessoais e sociais com vista ao desenvolvimento de uma auto-estima positiva.